28 de setembro de 2012

Dados & Masmorras | D&D 5ª Edição, algumas impressões.


Olá meus caros,

É com grande orgulho que estreio minha coluna falando sobre o novo sistema da Wizards, o Dungeons and Dragons 5th Edition (na qual apelidarei carinhosamente de DnD5e).


Pelo sistema teste que a Wizards lançou pelo seu site, percebemos que ele é inicialmente um misto entre as edições 3.x e 4.0, baseando-se no sistema de regras que deram certo em ambas as edições, e na qual discutirei aqui brevemente. (abro um parênteses aqui pedindo desculpas pelas comparações com edições mais antigas, porém não fazer isto é quase impossível)

O sistema de criação de personagens permanece com o mesmo conceito das demais edições anteriores, na qual o jogador escolhe a raça, classe e tendência do personagem. O que modifica é que agora os personagens devem escolher um “background”, um passado que define quais são as qualificações do personagem. Além dessa escolha, o jogador é incentivado a adicionar uma especialização para o personagem, definindo quais foram os seus treinamentos dentro do background escolhido, aperfeiçoando ainda mais as habilidades combativas do personagem. Particularmente vejo aqui uma interessante possibilidade de criação de personagens, principalmente para jogadores com pouca imaginação (ou paciência) para tal, além de evitar um pouco da ideia que “meu personagem é um guerreiro por que meu pai era e me ensinou a usar uma espada”...

Quanto as perícias, segue o padrão da 4ª edição, onde o personagem é treinado em um seleto grupo de perícias, recebendo algum bônus por esta especialização. Muitos reclamam que este sistema limita o personagem, porém acredito que vá além disso. Uma boa escolha de perícias por parte do grupo além do otimizar o jogo, mantem uma boa relação de interação entre os personagens, já que todos sabem fazer um pouco e não apenas um que sabe muito e outros que sabem pouco.

Banner da Playtest
Quanto ao sistema de magias, acredito que este seja o que mais sofreu alterações “retrógradas” no sistema. O sistema de magias por “slot” voltou, onde um personagem conjurador de magias tem “x” magias diárias por nível para gastar. Porém, as magias continuam separadas por categorias, sendo magias menores (minor spells) podendo ser utilizadas sem limite por dia, magias por nível com quantidade fixada conforme a classe e por último os rituais, magias com longos tempos de conjuração para serem utilizadas em combate, porém que são uteis em outros tipos de cena. Entendam leitores que apesar de certas magias não terem limite de uso diário, não se tornam apelativas, pois o sistema de combate está bem equilibrado entre as classes, conforme pude perceber.

A propósito, o sistema de combate, assim como o sistema de magias, está bem parecido com o sistema da 3ª edição. Ataques de oportunidade, conjuração de magias, ameaça de área e o sistema de ataques é simples de ser assimilado por novos jogadores além de já conhecido dos mais antigos. Existe ainda algumas peculiaridades, como a mudança dos “pulsos de cura”, tão criticados não ultima edição para um sistema ainda de cura facilitada dos personagens, mas que pode ser facilmente modificado por algumas regras extras inclusas no próprio playtest, um ponto muito positivo, já que é uma regra que não agrada a todos por parecer muito “vídeo game”.

Uma das coisas que muito me desagrada aqui é a possibilidade única de assinatura digital pela Damp;DInside, que apesar de conter muitas ferramentas interessantes a mestres e jogadores, vejo que limita muito não ter o material “em mãos”. Sinceramente não sou muito fã de leitura em meios digitais, como tablets ou notebooks, preferindo o conforto do bom e velho papel, além de termos de considerar que estamos em um país onde as conexões de internet não são das melhores, e depender deste meio como única forma de conseguir material para o jogo. Veremos se a Wizards ou a Devir vão liberar algum sistema de “print on demand” ou o próprio material impresso para o nosso público.

Let's the games begin!
Bem amigos, com isso penso que a Wizards está tentando reconquistar os antigos jogadores, recolocando algumas das sistemáticas já conhecidas, além de adaptar de forma a não perder mais mercado, seja entre os novos ou os velhos jogadores, porém como ainda é um playtest, sabemos que muito será modificado. Esperamos assim que estas modificações melhorem cada vez mais o sistema, e que possamos a cada nova versão, não perder o principal foco do RPG: a diversão.

Abraços a todos!!!!
_________________________________________________________________________________
 Cícero Oliveira é estudante de farmácia, leitor assíduo de contos de fantasia e mestre de RPG nos tempos vagos (quando tem algum...), gosta de comédias e acha que a vida é sempre melhor quando se passa sorrindo.

4 comentários:

Análise bem completa mesmo, além de muito bem escrita! Espero que saiam mais matérias sobre esta quinta edição, pois vou acompanhar o site.

terá não apenas da 5e, mas de alguns outros sistemas também...

Excelente análise. Espero que quando sair o material oficial você possa fazer uma nova análise até, talvez, comparando com esta.
E estarei na espera por outras análises.
Um abraço

Muito boa a review, Cícero!
Realmente a Wizards tá tentando aproximar os fãs da "escola velha" xD
Espero que esse seja o primeiro passo de poucos para que eles consigam formular a "edição definitiva". Pessoalmente eu não acho isso possível pq a Wizards é uma empresa que obviamente visa lucro, logo vai estar sempre lançando outra edições.

De qualquer forma tenho interesse de fazer um playtest \o

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More