13 de setembro de 2012

Review | White Collar - S04E08 - Ancient History



"Nunca será facil não é?" Peter Burke
"Não, nunca." Neal Caffrey


SPOILERS A SEGUIR:

Em White Collar por mais amigo que você seja, por mais envolvido você esteja, a confiança nunca será plena e isso foi muito bem aproveitado neste episódio que na minha opinião de merda explicitou bem que pra ser amigo por aqui é necessário confiar desconfiando pois nada é o que parece.

Ancient History trás de volta Alex, que na segunda temporada saiu perdendo no lance do tesouro que pensou ter visto explodir, ficamos sabendo que ele teve uma temporada de férias em uma bela prisão grega com vista pro mediterrâneo. Esse retorno vai mexer com o escritório do FBI e acaba caindo no colo de Peter durante outro caso que estava em andamento, mas vamos deixar o caso da semana de lado um pouquinho, pelo menos o plot principal e vamos falar do que White Collar faz melhor, o desenvolvimento dos personagens.

Pra mim, confiança sempre foi a palavra chave pra entender a temática de WC, e a troca de palavras entre Peter e Neal que ilustra o inicio deste post deixa bem claro como funciona, eles nunca irão confiar plenamente um no outro, sempre haverá um pé atrás, mas acima de tudo eles são amigos e esse laço é mais importante do que o resto e isso não se resume aos dois, todos os personagens que envolvem esse núcleo estão no mesmo balaio desde o sub-aproveitado, Jones, até o mais querido, Mozzie.

É lógico que o motivo pra colocar essa confiança em xeque é o caso que envolve Ellen e Sam. O motivo pra fita aparecer agora me incomodou um pouco, porém só um pouco pois as implicações do aparecimento da fica foram tão significantes que esse detalhe desapareceu na minha mente durante o episódio. A decisão de Neal em assistir a fita somente com Sam mexeu tanto com Mozzie que ele teve que recorrer ao Mr. Suit, que por sua vez já estava de olho em Caffrey e também em Sam, ou seja, todos agindo pelas costas de todos mas para o bem de todos, bem redundante, mas verdadeiro e incrivelmente funcional, afinal todos são golpistas seja dentro ou fora da lei, é da natureza deles.

E nesse ponto as histórias se entrelaçam, a trapalhada que faz Mozzie acabar no apartamento de Alex durante a tocaia de Peter rendeu bons e um mal momento, lógico que a dinâmica entre Peter e Moz está nos pontos altos desta temporada, a interação que eles tem mantido durante esses episódios sempre rendem ótimas cenas e dessa vez não foi diferente, porém o quando Neal vai socorre-los no banheiro com a desculpinha do vinho derramado, tudo ficou muito forçado, desde o momento que ele faz o vinho derramar até o esquecimento de limpar o motivo que o fez sair da companhia de Alex, óbvio que um cara como Neal não cometeria essa mancada, porém os safadinhos dos roteiristas conseguiram fazer uma coisa ruim e uma coisa boa em uma mesma cena, pois é nesse ponto que fica claro que Alex está armando pra cima de Neal, mas é tão sutil que a gente só percebe quando chega o fim do episódio e tudo se revela, é gente só aqui a gente vê coisas assim.

Com Alex passando a perna em geral, o caso da semana se encerra, porém ainda temos o principal do episódio, a resolução sobre o que tem na fita é claro que não seria respondida nesse episódio, porém mais importante do que o conteúdo da fita era com quem Neal ia assistir e neste ponto fica mais do que claro que esse grupo de amigos está a um passo de ser muito mais que amigos e se transformar em família.

E aposto que quando a fita começou a rodar você estava com a mesma cara que o Neal está aí embaixo.


0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More