27 de agosto de 2012

Primeiras impressões | (fdp) - Juiz x Juiz



"Juiz tem duas mães. Uma que fica em casa e outra que vai pro campo" 


SPOILERS A SEGUIR: 

Caso vocês não saibam existe uma regulamentação (Lei 12.485) que entre diversas outras coisas obriga os canais de Tv a Cabo no Brasil a disponibilizar 10% da grade de programação para produções nacionais, então não pense que as séries brazucas da HBO foi apenas pela boa vontade dos executivos do canal e sim pra continuas no ar em terreno nacional. Mas isso acabou por nos presentear com boas produções e (fdp) é um exemplo disso.

Mas vamos a série, somos apresentados ao árbitro Juarez Gomes da Silva que está num ótimo momento na carreira, mas que na vida pessoal está merecendo um cartão vermelho, separado da esposa, com pouco contato com o filho e solitário em um flat alugado. Adorei a forma como abordaram o motivo da separação, o fato de nunca falarem que ele traiu a esposa e somente mostrando que ele transmitiu alguma DST devido a pulada de cerca acabou sendo um bom alerta e uma critica aos relacionamentos de hoje em dia onde grande parte das  mulheres infectadas com DST's são casadas e acabam confiando demais nos parceiros e se dando mal no final, é triste, mas é verdade.

Achei interessante eu pra uma premissa sobre futebol ele acabou somente como plano de fundo para a vida de Juarez, seus relacionamentos foram bem abordados porém ainda de forma leve e diria até despretensiosa isso me fez ter um carinho maior pelo personagem que está em uma situação extremamente delicada. Uma disputa pela guarda do filho que acaba se misturando com o trabalho fazendo com que o Juiz responsável pelo processo também fosse um cartola do time favorito ao titulo da partida que vai ser apitada por ele e quando o presidente da federação de arbitragem diz que esse jogo é importantíssimo para a carreira de Juarez pois dependendo da atuação dele a oportunidade de apitar a Libertadores da América pode se tornar realidade.

Juro que pensei o pior do pobre árbitro e em nenhum momento eu duvidei que ele fosse favorecer o time do Juiz e acabei me surpreendendo com a índole do Juarez, muito boa a decisão de fazer um personagem que pelo menos até o momento se mantém integro e seguidor das regras independente das consequências, porém, vamos ver até quando.

O episódio foi bastante centrado no personagem principal e foi bem sucedido nesse quesito, pudemos não só conhecer como também entender e nos solidarizar com as atitudes tomadas por ele, espero um maior desenvolvimento do elenco de apoio que se mostraram interessantes e pode ter coisa muito boa por aí e claro, todos queremos saber como é a vida da mãe do árbitro.

Também tenho que falar do melhor momento do episódio, logo no inicio quando mostram um programa no estilo mesa redonda que era uma critica descarada ao 'Terceiro Tempo', comandado pelo CHATÍSSIMO Milton Neves. A forma como eles explicitaram que tudo no programa era bem roteirizado somente para fazer mais publicidade e vender mais produtos e também mostrando que o apresentador não usava nada daquilo que ele estava anunciando e falando até que eram apenas porcarias foi muito bem executado e foi extremamente engraçado e sem parecer forçado, bos critica e bom timming.

Mas nem tudo foi bom, a falta de times reais, a falsa torcida, tudo que envolveu o entorno da partida, acabou por me tirar da imersão, da realidade que eles tentaram passar e como durante a temporada, muita coisa deve rolar em jogos de futebol acho que esses detalhes deviam ser melhor trabalhados, sei que eles não deviam possuir os direitos de imagem da federação paulista ou dos times, mas os nomes criados eram muito sem imaginação o que acabou me incomodando, mas nada que afete a boa história que come,ou a ser contada.

No final (fdp) acabou por ser um bom entretenimento, é rápido e cumpre o que promete, com boas atuações e nem preciso falar do excelente trabalho técnico da produção que com o selo HBO de qualidade não precisa de nenhum elogio de minha pessoa. Recomendo e digo mais (fdp) é uma PUTA série (não resisti a piada infame). 

Na zona de classificação: toda a premissa da série, é diferente, é interessante e acima de tudo, no país do futebol explorar o juiz pode ser uma sacada de mestre.

Na zona de rebaixamento: alguém me diz por que todo ator mirim brasileiro parece forçado?

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More